Federação Portuguesa de Jogos de Tasca

A Federação Portuguesa de Jogos de Tasca , é a entidade reguladora dos desportos mais practicados em Portugal continetal e regiões autónomas da Madeira e Açores, ou seja Levantamento de copos, Sueca, Dominó.... ETC

domingo, dezembro 18, 2005

Regras Sueca



Jogadores e Cartas
Sueca é um jogo para quatro jogadores em duplas, dois contra dois, com os parceiros sentados opostamente. O baralho tem somente 40 cartas, são removidos 8s, 9s e 10s do baralho padrão. A ordem das cartas em cada naipe, de cima para baixo, é:
ás, 7, rei, valete, rainha, 6, 5, 4, 3, 2.
Assim como a posição alta do sete, note que o valete vale mais que a rainha. Talvez porque no antigo baralho português as figuras eram o rei, o cavaleiro e a dama, a figura feminina sendo a menor.
Na Sueca, o objetivo é ganhar cartas que valem pontos. As cartas valem:
ás ..... 11 pontos
sete ..... 10 pontos
rei ..... 4 pontos
valete ..... 3 pontos
rainha ..... 2 pontos
6, 5, 4, 3, 2 ..... 0 pontos
Há 120 pontos somados no baralho.
O Começo
Joga-se no sentido horário. O primeiro embaralhador é escolhido aleatoriamente. A pessoa que embaralha passa as cartas para o parceiro para que esse corte o baralho. Este então passa as cartas para quem está a sua direita, que será a pessoa que distribuirá as cartas. O distribuidor tira a ultima carta do baralho e a vira, revelando assim o trunfo (que é o naipe da carta virada). Depois disso, ele dá 10 cartas de uma vez só a pessoa à sua esquerda, e continua distribuindo no sentido horário. A carta virada pertence ao distribuidor.
Porém, o distribuidor pode escolher virar a primeira carta para revelar o trunfo. Assim ele tira nove cartas para ele (1+9=10), e distribui no sentido anti-horário.
O Jogo
O jogador que começa foi aquele que cortou o baralho. Os outros jogadores devem seguir o naipe jogado pelo primeiro jogador. O jogador que não tiver cartas do naipe puxado pode jogar cartas de qualquer outro naipe, incluindo o trunfo. A carta mais alta do naipe , ou o trunfo mais alto ganha a rodada. O jogador que ganhou puxa o proximo naipe.
Se algum jogador mentir sobre a ausência de algum naipe na sua mão, e for pego, ele estará "renunciando" ao jogo. Então a dupla oponente ganha o jogo automaticamente.
Nenhum sinal é permitido entre os parceiros.
No entanto, há um artificio que impede o inicio da partida. Se por acaso o jogador que cortou o baralho tiver 10 pontos ou menos em sua mão ele pode baixar o jogo. Assim repete-se toda a operação do inicio, com diferente embaralhador.
Pontuação
O objetivo do jogo é ganhar mais cartas que tenham pontos. A Equipa que tiver ao fim da partida mais que a metade (+ de 60) dos pontos totais, ganha um ponto.
Se um time consegue 91 pontos ou mais, a partida valerá dois pontos.
E ainda, se um time ganha todas as rodadas da partida, o jogo termina automaticamente. Isso é conhecido como " dar uma bandeira ". Conseguindo 120 pontos mas perdendo uma rodada, não é suficiente para " dar uma bandeira ", e, nesse caso a partida vale somente dois pontos.
Havendo um empate, i.e., os dois times fazem 60 pontos, ninguém marca pontos, porém a proxima partida vale dois pontos. Conseguindo um time fazer 91 ou mais nesta partida ela valerá três pontos. Acontecendo novo empate a partida valerá três pontos e não quatro, como se poderia pensar.
O placar do jogo é comunmente marcado usando cruzes e pontos, deste modo:




No exemplo "Nós" tem dois pontos e "Eles" tem três pontos.

33 Comments:

At 14/5/08 18:42, Anonymous Anónimo said...

obrigada pela informaçao
foi mesmo preciso
eu li e agora ´so uma exelente jogadora neste jogo

 
At 19/5/08 16:20, Anonymous TAAG' said...

Obrigadooo :)

Vim ver algumas das regras para tirar as teimas aos que tem mania que sabem jogar, mas que na verdade não sabem jogar nada, visto que não cumprem as regras!


Deu jeitinhoo :)

 
At 28/5/08 14:47, Blogger Vanessa Carvalho said...

Sou viciada em Sueca! Vejo que, aproximadamente, jogo de acordo com as regras, mas existiam alguns pormenores sobre a fase de preparação do jogo a que estava alheia e não tenho a certeza se será assim que habitualmente jogo, assim como a forma como se processa a pontuação em caso de empate. Suponho que não sabia porque nunca aconteceu, assim como não me lembro de ter dado ou levado uma bandeira alguma vez. Muito útil este post. :)

 
At 24/6/08 00:14, Anonymous Anónimo said...

gostava de saber se ao ser obrigado a partir o baralho, se temos que partir pelo menos uma carta ou se nao qisermos podemos deixar o baralho sem mexer? . . bgda.

 
At 12/8/08 17:55, Anonymous Anónimo said...

se eu tiver as cartas todas do mesmo naipi podemos jogar na mesma

 
At 12/8/08 23:05, Anonymous Anónimo said...

agora q estou de ferias tenho andado a jogar bastante a sueca e tenho um amigo meu que teima que quando um jogador nao tem no inicio do jogo mal acabam de ser distribuidas as cartas a todos os jogadores mais que 10 (dez) pontos o jogo vai abaixo.gostaria de saber se esta regra é valida.

 
At 22/11/08 09:16, Blogger BRANCOSELVAGEM said...

o jogo da sueca joga-se no sentido retrógrado, isto é no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Aqui, neste site, diz-se que é ao contrário e está errado. Tudo que foi dito quanto ao início do jogo está correcto só que é tudo no sentido contrário... quem começa a jogar é quem baralha... dá-se as cartas pela direita quando se tira trunfo por baixo (a última do baralho ao dar) e dá-se as cartas pela esquerda quando se tira trunfo por cima (a primaira do baralho ao dar) 1+9 e, pela esquerda, 10+10+10

 
At 2/1/09 01:07, Anonymous gamer said...

Gostaria de fazer uma pergunta,
na possibilidade de algum jogador tirar 10 trunfos o jogo é valido?

 
At 13/5/09 16:45, Blogger Santiago said...

Fazer 23 pnts livra 2 quilos??
Fazer 32 pnts ganha o jogo??
Se quem começar a rodada com 10 ou menos pnts ou quem for o 2°,3° ou 4° a jogar e tiver menos que 5 pnts pode arriar e cancelar a rodada??

muitas perguntas e poucas respostas...

 
At 21/5/09 20:44, Anonymous Anónimo said...

essa dos 10 pontos so mesmo inventada porque tem mau jogo. Nem que tenhas 10 numeros nunca vai jogo abaixo...

 
At 5/9/09 19:08, Anonymous Anónimo said...

no inicio do jogo se tiver menos de x pontos nao posso deitar o jogo abaixo?

 
At 23/10/09 20:27, Anonymous Anónimo said...

boa noite =)

adoro jogar á sueca... mas... gostava de saber se nas regras é permitido 'fazer olhinhos ao parceiro' permitido nao é , mas vai o jogo a baixo?
e quando sou eu a baralhar posso optar por nao baralhar e deixar o baralho com os naipes todos juntos? ou sou obrigada a baralhar bem o baralho?

aguardo resposta de quem sabe msm jogar e de quem saiba msm as regras bgd

 
At 3/12/09 22:40, Anonymous Nuno Ferreira said...

Bem toda a gente sabe que na internet basta querer para ter um blog e que se pode encontrar de tudo! No entanto este blog é péssimo!!! (no que diz respeito à sueca)

Primeiro o jogo é jogado no sentido anti-horário.

Segundo: a renuncia só pode ser confirmada no final do jogo, para isso:
- As vasas têm de ser mantidas na ordem original e guardadas apenas por um jogador de cada equipa.
- Só é possível visualizar a última vasa jogada no jogo e não a última vasa ganha por cada equipa.
- Renúncia dá direito (normalmente) a 4 pontos para a equipa que denúncia e tem razão; ou 1 ponto para a equipa que foi acusada sem razão.

Terceiro: Menos de 10 pontos jogo a baixo? Isso não existe, é um insulto a quem gosta de jogar sueca e é completamente rídiculo.

Quarto: Os sinais são facultativos.

Quinto: Em caso de empate são zero pontos para cada equipa. Isso de acumular pontos é no Brasil!!!!

Para posteriores blogs informem-se antes de escrever!!!

 
At 27/5/10 16:21, Anonymous Anónimo said...

Realmente, o Nuno Ferreira, está completo de razão, voçês não percebem nada de sueca.

 
At 6/6/10 15:43, Anonymous Anónimo said...

queria saber se dois dos jogadores fizerem uma basa sem nenhum ponto e os parceiros fizerem as restantes e fizerem os pontos todos se são 4 jogos

 
At 16/8/10 22:57, Anonymous Suecalandia said...

Experimentem jogar em http://beta.suecalandia.com.

Ainda em fase de testes.

 
At 29/7/11 09:17, Anonymous Anónimo said...

se eu tiver menos de 10pontos na minha mao posso deitar o jogo a baixo?

 
At 25/8/11 01:24, Blogger Sebastião Santos said...

uma questão..
se uma jogada já tiver sido cortada sou à mesma obrigado a assistir ao naipe da mão?

 
At 2/9/11 00:54, Anonymous Anónimo said...

alguém me pode ajudar na realização de um torneio de sueca e a respectiva tabela de jogadores?desde já o meu obrigado

 
At 14/11/11 13:39, Anonymous Anónimo said...

Boa tarde,

Será que alguém me pode ajudar a esclarecer as seguintes dúvidas:

Se durante um jogo suspeitarmos que um jogador mentiu (renunciou), o jogo deve ser interrompido para verificação ou devemos esperar pelo final da partida? Se o jogador que desconfia, não tiver razão sofre alguma penalização?

Obrigado.

 
At 31/1/12 12:04, Blogger Ptspawn said...

Não me façam rir. Peço os estimados criadores deste blog que vão a um café e digam os velhotes que lá estão a jogar sueca todos os dias nos ultimos 30 anos que o jogo vai a baixo se o menino não tiver 10 pontos na mão para ver a resposta. Só faltava dizerem que não se pode cortar a 1ª vaza... Ridiculo...

 
At 20/3/12 17:12, Anonymous Xica said...

Acho um bocado incoerente que a Federação PORTUGUESA de Jogos de Tasca utilize a palavra "times"...para além de que a informação que têm nesta página está incorrecta!Esta trata-se de uma escrita rasca, abrasileirada e pouco credível!Cumprimentos.

 
At 5/6/12 00:55, Anonymous Anónimo said...

Boas tenho uma duvida. Da para ver as cartas que saiem os nossos pontos no meio do jogo. ? Alguma regra para isso. Preciso mesmo da resposta urgente!

 
At 31/8/12 09:44, Anonymous Anónimo said...

Jogo da Sueca online em:
http://www.suecalandia.com

Agora também com versão Android.

 
At 18/11/12 01:21, Blogger Sandark said...

Costumo jogar à sueca com dinheiro fictício ou real na SuecaStars em http://www.suecastars.com

É muito bom o jogo

 
At 25/4/13 02:32, Anonymous Anónimo said...

Jogo sueca ja alguns anos. E sempre m dixeram q os sinais com as cartas nao primitidos. Pq?

 
At 18/9/13 00:21, Blogger cabaça said...

Gosto muito de jogar sueca,nos tempos livres.Acontece que não conheço nenhum site,onde possa jogar grátis.
Peço a vossa ajuda.
Obrigado.
Cumprimentos.

 
At 25/11/13 19:02, Anonymous Anónimo said...

Boa tarde,

Tenho uma dúvida, no caso da jogada ser puxada a trunfo, eu sou obrigada a lançar uma carta superior à que foi lançada?
Obrigada!

 
At 5/1/14 17:53, Blogger sergio said...

Boas

Gostava de saber se existe algum Campeonato a nivel regional, distrital ou até nacional.

Sou Presidente de uma colectividade e temos muitos sócios que gostam de jogar sueca.

Mas queriamos que o fizessem de uma forma mais competitiva e salutar, conhecendo outros locais e pessoas.

Aguardo informaçoes

Sergio Soares
sergio.m.soares@gmail.com

 
At 11/11/14 23:20, Blogger Tiago Picão said...

Jogue Sueca no telemóvel!!!

https://play.google.com/store/apps/details?id=picao.sueca

 
At 28/11/15 22:09, Blogger Dario Silva said...

E se uma equipa faz uma recolha sem pontos e a outra equipa faz o resto, conta como 4 pontos?

 
At 24/10/16 02:38, Blogger marcio said...

A pessoa que cortou as cartas pode pegar as próprias cartas ? Pode pegar as de baixo ?

 
At 24/12/16 23:29, Blogger Cátia Neves said...

Queria saber uma informação, pode-de cortar na primeira jogada?

 

Enviar um comentário

<< Home